Hérnia de Disco


O que é a hérnia de disco?


A hérnia de disco é uma alteração do disco intervertebral, uma estrutura que fica entre as vértebras, na qual seu conteúdo interno é expelido para fora dela, pressionando outras estruturas da coluna e causando dores e limitações de movimento.
visão lateral das vétebras


Existem 4 subtipos de hérnia de disco:
. a protrusão discal, na qual o disco se desloca como um todo para fora do seu local usual.
. o prolapso discal, no qual o conteúdo interno do disco invade outras regiões do disco, sem sair para fora dele.
. a hérnia extrusa, na qual o conteúdo do disco sai dele, podendo comprimir ligamentos e nervos.
. a hérnia seqüestrada, na qual o conteúdo do disco sai para fora e se separa dele, também comprimindo outras estruturas.

Os 4 subtipos de hérnia de disco

Na prot
rusão discal (fig. A, acima), podemos ver que não há ruptura das fibras, seja das fibras internas ou externas do disco. Porém, a borda do disco se expande para fora dos seus limites. Essa expansão pode, então, comprimir outros tecidos. A protrusão discal também é conhecida como abaulamento discal.

No prolapso discal (fig. B), ocorre a ruptura das fibras internas do disco. O núcleo do disco se espalha por ele, mas ainda é contido pelas fibras externas. Erroneamente, o prolapso discal eventualmente é chamado de protrusão discal.

Na hérnia extrusa (fig. C), o tanto as fibras internas como as externas são rompidas, e a hérnia se desloca para fora do disco.

Na hérnia sequestrada (fig. D) o núcleo sai para fora do disco, e uma parte dele se desprende.

Todas essas condições podem promover dor. As que, via de regra, produzem dor mais intensa são a hérnia extrusa e a hérnia sequestrada.



Quais os sintomas de uma hérnia?


Os sintomas da hérnia de disco vão variar de acordo com o local onde ocorreu, a gravidade e o tipo de hérnia. Alguns dos sintomas mais comuns são:

. na coluna cervical:
            . dores e dificuldades ao dobrar ou mover o pescoço (cervicalgia);
            . dores que se estendem ao ombro, braços e/ou mãos (braquialgia e cervicobraquialgia);
            . dores ou agravamentos das dores, ao tossir, evacuar ou espirrar;
            . dores de cabeça (cefaléia);
            . diminuição da força em ombros, braços e/ou mãos.


. na coluna lombar:
            . dores e dificuldades ao dobrar e mover o tronco, especialmente em dobrar à frente ou girar (lombalgia);
            . dores que se estendem à região dos glúteos, coxas, pernas e/ou pés (ciatalgia e lombociatalgia)
            . dores ou agravamento das dores ao tossir, evacuar ou espirrar;
            . diminuição da força em glúteos, coxas, pernas e/ou pés.

. as dores poderão ser acompanhadas de formigamento ou perda da sensibilidade na região (como se estivesse anestesiada);



Como alguém desenvolve uma hérnia?

detalhe da hérnia

Uma hérnia se desenvolve de forma gradual. Os esforços físicos que realizamos, especialmente aqueles em que dobramos ou torcemos a coluna de forma inadequada, são um dos principais fatores que sobrecarrega os discos intervertebrais. Uma postura inadequada e mantida por muito tempo, como ficar sentado curvado pra frente, é um outro importante fator de sobrecarga. Os discos, então, se machucam, desenvolvendo pequenas fissuras. Essas fissuras muitas vezes vão aumentando de tamanho e, quando atingem o núcleo do disco, permitem que o conteúdo desse núcleo (que é um líquido gelatinoso composto, em sua maior parte, por água), se desloque através delas como a água que segue um canal. As fissuras podem se estender até a região de fora do disco, e dessa forma a hérnia pode extravasar para fora do disco.

Quando sai do disco, a herniação pode comprimir outras estruturas que ficam ao redor da vértebra, como ligamentos e nervos, gerando dores que podem ser muito intensas, até mesmo incapacitantes. A intensidade e as características dessas dores, porém, vão variar de acordo com a intensidade da hérnia, sua localização e as estruturas que forem comprimidas.